sexta-feira, 1 de junho de 2007

ASMEC ( diário )






Terminei o curso colegial clássico antes do meu casamento, e o Normal , curso colegial também, já mãe da Vivinha e do Rogério. A Faculdade, inicialmente Letras no Rio de Janeiro parei no 2° ano, depois de longa data, reiniciei os estudos para cursar Pedagogia em outro estado, e é desta Faculdade que eu quero falar.
Foram anos de luta , determinação e coragem, porque ora o desânimo, ora o cansaço, tomavam conta de mim. O Trabalho em uma escola, durante 8 horas diárias , os filhos na adolecência, e a casa, com a neura da organização, me consumiam. Uma apatia pachorrenta "vira e mexe" se instalava, e eu graças aos Céus e ao grande desejo de concluir o 3° grau foram mais fortes e resistiram.
Falar sobre ASMEC, não é assim tão simples, é por excelência excêntrica, singular, uma mistura de desorganização organizada, de sistema retrógrado mas com uma mensagem atual e progressista , simpática e eficaz, de uma miscelânia de experiências trazidas de outras cidades
e outros estados, tornando o ensino diferente variado e interessante.
As lembranças serão sempre com carinho, aos professores , pessoas especiais que sentiam e compartilhavam de nossos esforços.
A pousada de Dona Michelina, com seus deliciosos bolinhos mineiros, e seus "uais" inesquecíveis,
o frio que congelava, tudo está amarradinho, do lado esquerdo do meu peito.
Falar sobre ASMEC??? É preciso sentir.







14 comentários:

O Meu Jeito de Ser disse...

Olá Maria Helena, como havia prometido a mim mesma, vim conhecer você.
As nossas histórias de vida, é que nos fazem especiais. Toda luta, todo aprendizado, é que torna-se a sabedoria que vamos adquirindo dia a dia.
Toda sabedoria é aprendizado, é acúmulo de experiências.
Dentro do possível vou voltar mais vezes.
Um beijo

Adriana disse...

Maria Helena, seus relatos sao como livros de recordaçoes, doces, suaves e calmos mesmo qdo conta as dificuldades enfrentados.Adoro vir aqui.
Tanto tempo que conheço a Vivien e so agora conheci a mae. Se Deus quiser terei a oportunidade de conhece-la pessoalmente em Dezembro.
parabéns chegaste na blogosfera para arrasar.
beijinhos carinhos do outro lado do oceano

Vivien disse...

Acho que a faculdade abriu muitos "caminhos bentos " pra vc.;0)
E que podem virar belos posts, beijos, Vivinha

Maria Helena disse...

ao meu jeito de ser, obrigado
Eu amo a escola, jamais saí dela, quer trabalhando ou estudando.
Volte sempre.
Beijos
Maria Helena

Maria Helena disse...

Adriana, realmente são casos de uma vida, relatos que estavam guardadiiiinhos, lá dentro de mim.
Dezembro está chegaaaaanndo, tb
quero conhecê-la.
Obrigado de novo.
Bjs
Maria Helena

Maria Helena disse...

Vivinha
Tem razão, ainda tenho muitos
"causos"para contar da ASMEC.
Beijos
Mamãe

jayme disse...

Maria Helena, em que cidade fica a ASMEC? A proximidade dos bolinhos sugere o sudeste de Minas Gerais. Em tempo: Caminho Suave era a minha cartilha. Beijo!

Maria Helena disse...

Jayme, obrigado pela visita.
A ASMEC fica em Ouro Fino, sul de Minas. Os bolinhos, ah!! os bolinhos...
Caminho Suave, foi a cartilha de várias gerações.
Bjs

Mamy disse...

Cursar faculdade com os filhos já adolescentes, casa pra cuidar, trabalho... ai, ai, cansativo, mas vale a pena! Acredita que nos meus últimos três períodos da faculdade, fui colega do meu filho? Pois é... heheheh...

Maria Helena disse...

Oi Mamy.
Que legal ser colega do filho,uma experiência e tanto, deve ter sido muito bom.
Eu fui professora do meu filho, aí... é feia a coisa. Queria mordomia, não queria fazer a lição, foi um sufoco.
Obrigado por ter me visitado.
Bjs

Lord Broken Pottery disse...

Maria Helena,
Sua postagem me fez lembrar de minha própria luta para me formar. Resolvi terminar a faculdade já casado e trabalhando. Não foi fácil. Cansado, acabava sendo reprovado, pois faltava muito. Aí minha mulher deu-me uma idéia simples: fazer uma matéria por semestre. Vantagens? Ir à faculdade apenas uma noite por semana, menos coisa para estudar, maior probalidade de passar. Assim, de grão em grão, concluí meu curso.
Beijão

Maria Helena disse...

Lord
Essa luta constante, quer no trabalho, quer nos estudos,sempre nos fortalece, e nos dá o prazer de dizer:_ Ufa!! consegui.!!??
Parabéns pela sua luta também.
Depois da minha formatura, o Ricardo meu filho mais novo disse:
_ Mãe, parecia que você estava numa passarela.E eu com um sorriso de orelha a orelha disse:
_ Eu estava.
Bjs

segredo disse...

quem diria achar esses documentarios dessa magnifica faculdade, atualmente estou cursando o ultimo semestre de ciencias biologicas na asmec, hoje ela tem outro endereço, suas dependencias na beira da rodovia servem para relembrar historias como as quais ti escreves por aqui, e espero eu dentre alguns anos poder escrever um grande comentario sobre o que tive o grande prazer de vivenciar nessa faculdade, e tbm as historias que ocorrem dentro do onibus que nos leva para a faculdade, ja que sou de jacutinga, continue escrevendo, para que as geraçoes de estudantes da asmec, e futuros calouros possam saber sobre as grandes conquistas de seus alunos... fernando-4ª turma de ciencias biologicas da asmec 2007.
grande abraço..

Maria Helena disse...

Fernando,
ah!!!! a tecnologia!!!!como nos aproxima!
Faço votos que voce aproveite bastante desta faculdade, em tudo que ela oferece, cultura, conhecimento,diversão, para que no futuro possa ter lembranças saudáveis, iguais as minhas.
Obrigado por ter passado por esse Caminho Suave.