quarta-feira, 23 de maio de 2007

Conto - Lembranças l





Por volta de 1952, Helena retornou à sua cidade natal, no interior de São Paulo, depois de morar 5 anos em uma pequena cidade do Estado do Rio de Janeiro. Contava na época 7 anos.
Os parentes, os costumes, o sotaque, tudo era diferente. Os primeiros dias foram difíceis, Helena era uma criança dócil, acostumada a brincar apenas com suas bonecas, seus brinquedos de menina. Vivia as voltas de sua mãe e de seus cinco irmãos. Era pequenina, olhos castanhos escuros, e os cabelos ondulados e negros moldurava sua face muita branca.
_ Papai, não esqueça a minha boneca e sua cestinha por favor. Recomendou ao pai que voltou ao Rio para arrumar a mudança.
Alguns dias passaram, a ansiedade de rever seus brinquedos não a deixava dormir.
A mudança chegou.
Helena vasculhou tudo a procura de sua cestinha tão recomendada. Era linda de vime, forrada de tecido, cheia de babadinhos e fitas, presente de sua tia Lourdes, uma tia muita querida.
_ Papai não pode trazer sua cestinha, filhinha, assim como outras coisas tivemos que doar, o embarque ferroviário ia ficar muito caro.
A primeira grande perda de sua pequenina existência.

2 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

Maria Helena,
Retribuo a sua visita. Bom conhecer a mãe da Vivien. Meus pais tiveram gosto parecido com o de vocês. Sou Ricardo, tenho um irmão Rogério. Apenas minha irmã teve nome diferente: Mariana. Gostei muito da historinha.
Beijo

Maria Helena disse...

Lord, obrigado pela gentileza.
Interessante a coincidência dos nomes, até porque, se a Vivinha ( é assim que nós a chamamos) tivesse uma filha iria se chamar Mariana.