quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paris parte III































































































































































































A vista do quarto do nosso hotel La Villete Ibis nos proporcionava especial beleza. O parque em frente Parc la Villete da ciência e música tem um teatro com cobertura esférica muito bonito, é o maior parque de Paris.

A comunicação
No ginásio, o francês era uma disciplina obrigatória da grade curricular, e o aprendizado se estendia tambem em cantos e reza, que era apreciado por todos os alunos. La Marsellaise, cantigas folclóricas e tantas outras, cantavamos sem nehum constrangimento, e a Ave Maria era a reza do início da aula.
Posteriormente para dar continuidade fiz o colegial clássico.
Entretanto agora depois de muitos anos e põe muitos anos nisso, a comunicação ficou prejudicada. Je ne comprends pas, Je ne parle pas français, figurava entre nossas frases chaves, e não nos arriscávamos mais do que isso. Iniciava com Bon jour, depois misturava com espanhol, passava de raspão no inglês e arrematava com merci, um sarro. (rsrsr)
Com a preocupação de atender bem os turistas os franceses se tornaram pessoas gentis, constrastando com o estigma de mal educados.

Encontramos brasileiros em todos os passeios, alguns até com mais dificuldades de comunicação. É uma festas esses encontros, brasileiros do norte ao sul parecem amigos de longa data (rsrsr) é uma satisfação verdadeira.

Do aeroporto de Orly fomos de trem para Paris, na volta coube ao hotel proporcionar o traslado. Os passeios fizemos de trem, de metrô, de taxi, de city tour, a pé. A facilidade e a rapidez dos metrôs foi uma solução interesante e constatamos o funcionamento deles. Os mais modernos não tem divisória entre os vagões, é uma linguiça imensa.
Tomavamos o café da manhã no hotel, e perna pra quem te quero já iamos correr a cochia. Com as ruas vazias no início das manhãs de sábado e domingo, nos permitia observar melhor a arquitetura hormaniosa da cidade com prédios de poucos andares desde as construções medievais históricas às mais modernas. As ruas charmosas, os cafés, os jardins exuberantes, criam um visual de rara beleza.
Os dias foram completos , satisfatórios e terminava redondinho.

Fazíamos nossas refeições nos cafés quando lembravamos de comer. São agradáveis, elegantes e aconchegantes. Fomos também a um restaurante libanês que deu zebra não gostei, a comunicação se perdeu e eu dancei. No Mac Donald um grupo de brasileiros se divertiam muito, e claro, fomos fazer parte da roda.Foram os únicos que conhecemos que moram e trabalham lá, e não querem voltar para o Brasil, apesar das saudades.
Foi uma viagem divertida, aproveitamos cada momento, rimos muuuuuiiito, até na volta com a semelhança de uma comissária de bordo com a cara do Cauby Peixoto, heheheheh

Espero voltar à essa cidade encantadora, sofisticada, que simboliza o requinte, o glamour.

10 comentários:

Rosamaria disse...

Oi, Maria Helena!
Vim fazer mais um passeio em Paris, ver pessoas e lugares bonitos.
Depois vou visitar Portugal em outro blog.
Bom fim de domingo.
Bjim.

Maria Helena disse...

Rosamaria
Obrigado. Eu precisava dividir essa beleza e alegrias com meus amigos, espero não cansá-los com tanto entusiasmo. Bjs querida.

http://graceolsson.com/blog disse...

Ah, Helena, se a Africa fosse assim..:Estou d ebrucada em mapas, apra uam viagem de algumas semanas por lá...
bjs e dias felizes

Maria Helena disse...

Grace
Boa viagem. Espero que goste do passeio, todos os continentes tem suas encantos. Ví pela TV prais lindas na Africa do Sul.
Bjs

Sonho Meu disse...

Tambem quando fiz o classico (long time ago), o frances era a lingua na aula de frances. a gente tinha que se comunicar em frances pois a professora era francesa mesmo. Sabia cantar em frances, traduzir, ler, falar...mas como tudo se apaga na memoria se a pessoa nao usa...com o tempo nao restou nadica e agora eu ando as turras pra falar bem o ingles, ja que aqui aqu moro.
Quanto ao meu post, tambem nao entendi o recado da Bundchen (por isso que postei)...Segundo ela, será que pra fazer xixi se usa a banheira, ou so se faz xixi na hora do banho e alem do mais porque isso vai economizar galoes e galoes de agua? Tá confuso mesmo e nao sei o que ela quiz dizer...eu hein ????
"Bôei"
bjs,

Maria Helena disse...

Elena
As aulas de francês no ginásio foram mais rigorosas do que no clássico. Tinhamos que usar o idioma (por tentativa) mesmo que errado. O castigo, cada frase em português, era uma doação para o orgão de cooperação escolar, coisas
da época. rsrsrs. Entretanto faz tanto tempo que eu só recordo da Marsellaise, das canções e da Ave Maria.
Sobre a campanha do xixi, acho que poderia ser mais séria, porque o assunto "àgua" é serio. bjs

Rosamaria disse...

Maria Helena, repassei um meme pra ti lá no blog, mas não és obrigada a aceitar.
Bjim.

Maria Helena disse...

Rosamaria
Obrigado vou lá conferir.
Bjs

Vivien Morgato : disse...

adooooooooooooooooooooorei todas as fotos.;0)

Maria Helena disse...

Vivinha
Eu também. Adorei a viagem, a cidade, tudo. Espero voltar em breve.Bjs