Roendo as unhas, olhos observadores e assustados, uma timidez aparente, e com uma tia a tiracolo, visitou-nos pela primeira vez. Tinha apenas 16 anos, era pouco mais que uma cirança.
Eu, adulta nos meus 19 anos, e minha família, a recebemos com carinho, por ser a escolhida do meu irmão muito querido.
Creio que a timidez se estendeu assim...assim...no máximo até a 2ª visita.
Seu temperamento peculiar e vocabulário próprio,
" catana/caratcha/ pqp $@*& " logo cativou a família e todos os familiares. Nesses quase 45 anos de convívio, fez do meu irmão um homem realizado e feliz.
O ar de "Tô Carlos, marido", e o dela, era uma mistura única, uma dependência mútua. Um...o vício do outro, uma parceria simbiótica. Uma ciumeira desse marido, que não o deixava se perfurmar, para não ficar ainda mais lindo.
Nessa longa caminhada, todo o trajeto, acompanhei de perto. Os momentos importantes, o nascimento das filhas, dos netos, os deslizes, os prazeres, eu estava lá. Viajávamos sempre, para o Rio, e interior de São Paulo, e o posto de co-piloto, não largava em momento algum.
Na tarde fria do dia 20, até o sol se escondeu, e ela... partiu.
Estava claro que Deus tentava nos poupar, permitindo que se afastasse aos pouquinhos. Todavia, com esperança e reza nós nos agarrávamos àquele fiozinho de vida, que teimava através dos aparelhos permanecer. Lutou com coragem e garra, e suas ultimas palavras, em frases desconexas foi "Marido...Marido..." o ar de sua existência.
Que Deus a acolha em seus braços, minha cunhada e amiga, e nos conforte, por tirá-la tão cedo do nosso convívio, aos 61 anos.
Acredito que, roendo as unhas, olhos assustados, uma timidez aparente, ela chegou aos céus, encontrou Maria Luiza e fizeram uma festa por lá.
18 comentários:
Me solidarizo com a sua dor...a perda e sempre triste...mas a quase certeza (minha e claro)que o que parte e o corpo...a essencia sempre fica perto de nos, nas nossas lembranças e em nossos coraçoes. Desde daqui do outro lado do oceano te envio mil oraçoes e energias positivas neste momento tao doloroso.
Um beijinho carinhoso a toda a familia
Adriana,
Obrigado pelas palavras de conforto
e orações, é o que nós precisamos, nesse momento de dor.
Beijão
Tia muito lindo o que vc escreveu sobre minha mãe..você disse tudo o que ela era pra nós e vai ser pra sempre!!!!
Te considerava uma irmã....viagem marcada...marido vou ligar pra Maria Helena ir junto!!! Antes dele pensar vc já tava convidada.
O amor deles era realmenre lindo, único eterno...uma lição pra nós de que o amor existe sim!!!!
Disse a Vivinha que e digo aqui pra mim ela já deixou duas lições a do amor e da união....nossa familia linda e unida sempre!!!!
To dizendo que ela foi filha da Dona Gloria e ninguem acredita rs
Pra unir uma familia assim só sendo filha filha dela mesmo
bjks
Michelle,
É verdade, ela era muito nossa, e será para sempre nos nossos corações.
Conte sempre comigo,para o conforto
da dor,e lembranças eternas, de seu jeito peculiar e único.
Bjs
Também me solidarizo com a dor de vcs, Maria Helena.
Depois que passar a dor da perda/separação ficarão os bons momentos vividos em sua companhia. Muitas vezes te pegarás sorrindo com as lembranças alegres e bem vividas. Os vínculos não se rompem com a morte.
Um abraço carinhoso.
Meus pesames Helena. A partida de alguem, com toda certeza machuca e deixa um vazio gigante. Mas onde ela estiver vai tá bem.
bjs,
me
E a gente vai tentando conviver com a saudade, né?
Maria Helena
Sinto muito por ti e por toda a família. Os primeiros tempo são dolorosos, mas como a Thelma disse, ficam os momentos bons e de onde ela estiver vai ficar feliz por lembrarem dela com tanto amor.
Bjim.
Thelma
Obrigado pelas palavras de conforto
O momento é de muita tristeza mesmo, mas sabemos que, vamos lembrar dela com muito bom humor.
Bjs
Elena
Obrigado.
Ela vai deixar um vazio gigante mesmo.Cativou a família toda,com sua forma peculiar de ser. Vamos lembrar com saudades.
Bjs
Vivinha.
É sempre muito triste, perder alguem tão próximo, e com tanta estrada pela frente.
Precisamos nos conformar pela vontade de Deus, e pelo sofrimento dela.
As lembranças serão com muitas saudades e alegres.
Bjs
Rosamaria
Obrigado.
É sem dúvida muito doloroso.
O que conforta,é que não sofre mais. Será lembrada com muito bom humor e alegrias.
Bjs
Como sempre você consegue escrever os sentimentos de todos os que conviveram com Ela.Fiquei muito triste com sua partida, mas, aredito também que quando chegar a hora haverá a alegria do reencontro. Espero que Deus dê conforto e alento à todos.
Se ela foi feliz é o quê importa embora tenha ido cedo demais.
Sandra,
É mais um membro da nossa família que vai. E com certeza vai deixar muitas saudades.Deve estar fazendo um "forfé" por lá.
Bjs
Magui,
Foi muito cedo mesmo, mas viveu feliz ao lado do marido,meu irmão, que deu à ela carinho, amor e conforto. Não respirava sem ele.
Bjs
Tia, msm estando aqui 9 meses depois fazendo este comentário, parece q foi ontem...muita saudade e gdes lembranças. Tenho certeza q estaremos juntas mais uma vez, na dor e nas alegrias...fiquei muito emocionada c/ seu comentário, a senhora colocou perfeitamente o q ela representou em vida, rezo p/ q ela esteja bem e olhando por nós....bjão
Patricia
Ela me deixou um legado, olhar e cuidar de vcs.
Bjs
Postar um comentário