quinta-feira, 25 de março de 2010

REPETECO - Cidade submersa










Postagem publicada em 03/2008

TUDO IGUAL...poderia ter sido escrita ontem.

O crescimento desordenado, o descaso das autoridades, mas sobretudo a ignorância do povo, a falta de educação e acompanhamentos dirigidos, são principais causas das enchentes contínuas em São Paulo.

É difícil chegar a uma solução a curto prazo. As vezes penso, que um problema desta natureza e com tamanha complexidade jamais será resolvido. A culpa é de todos, dos governos, da população, do ser humano que não sabe valorizar o seu habitat.

No passado, se as escolas tivessem sido capacitadas, para realizarem um papel de coadjuvante nesta empreitada, com campanhas sérias de conscientização, orientação desde a educação de atitudes simples de não jogar lixo nos bueiros, rios e esgotos da cidade, até as mais complicadas de realizarem mutirões para administrar e educar até a exaustão, talvez não tivéssemos um prejuízo nestas proporções.

É bem verdade, que a solução não é tão simplista assim, mas se tivessem feito algo lá atrás, hoje o problema não seria gigantesco como apresenta.

Provavelmente fazem isso, mas sem interesse nem garra, porque se o trabalho tivesse sido feito pra valer, o Rio Tietê que o governo gasta uma fortuna na despoluição, não estaria jorrando materiais de plástico e uma quantidade de lixo contínuamente.

Quando professora, lá pelos anos 70, realizei um trabalho que me deu muito prazer. Um dia da semana, saia com meus alunos pelo bairro, nas imediações da escola. Com lápis e caderno nas mãos e uma alegria contagiante, as crianças anotavam todo o comportamento adequado e inadequado das pessoas. Era um dia aguardado com ansiedade. Esses meus alunos, hoje adultos, com certeza devem preservar a natureza, os prédios públicos, colaborar com a limpeza urbana, respeitar os idosos e muitos outros itens que estão anotados não só nos caderninhos deles, mas na postura de um cidadão consciente.

São Paulo... berço financeiro e econômico do país, estrutura moderna com seus prédios arrojados, emaranhados de belas avenidas e metrôs, um mundo maravilhoso de um futuro já presente, é doloroso vê-la submersa.

Um dia... (velhos tempos) , fui mais contestadora, hoje não mais, deixo para as pessoas mais jovens e capacitadas para essas questões, entretanto fico p ¨%$#@¨ com autoridades que entram e saem de cena e nada realizam. Parece deboche.
São Paulo é uma cidade maravilhosa pelas mãos do homem, e o próprio homem a está destruindo.

22 comentários:

Só Magui disse...

É o preço de agarrar o osso nacional e não largar há 500 anos.Tudo tem um preço.

Maria Helena disse...

Magui,
Hoje com tantos recursos,tecnologia
avançada é pura politicagem.
Bjs

Rosamaria disse...

É triste ver tudo isso, né, Maria Helena? E mais triste ainda saber que é culpa do próprio homem!
Bjim.

Maria Helena disse...

Rosamaria,
È um descaso generalizado.
Bjs

gaijin4ever disse...

Um problema que existe há muito tempo esperando por uma solução, que nunca vem...
Cheguei aqui via Magui e gostei demais dos seus textos. Sou praticamente da mesma época e vivi a minha infância no interior também. Vivi/presenciei muito do que você conta nos seus textos gostosos de ler. Parabéns pela linda família!
Um grande abraço!

http://flintstones.blogger.com.br

Obs. O link para o google/blogger está abandonado.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Rosamaria disse...

Feliz Dia do Blogueiro, Maria helena!

Bjim.

Maria Helena disse...

Itiro
Obrigado pelas gentilezas.
É sempre gostoso quando alguem conta que vivenciou os "causos" contados aqui.
Volte sempre, ficarei feliz.

Maria Helena disse...

Rosamaria,
Obrigado, para vc tb.
Meu irmão e minha cunhada vieram do Rio passar a Páscoa comigo, foi maravilhoso.Por essa razão estive afastada do nosso amigo computador.
Vou visitá-la.
Bjs

Vivien Morgato : disse...

Se mais professoras estivessem preocupadas em formar cidadãos...se a administração fosse mais competente e rápida...a situação não seria tão dramática.
beijos.

Maria Helena disse...

Vivinha,
Lamentável.
Bjs

Lord Broken Pottery disse...

Maria Helena,
Estava com saudades. Bom chegar aqui e encontrar você combativa, falando essas verdades verdadeiras. Pena, nesse sentido sou totalmente incrédulo, que as pessoas tenham tanta dificuldade em aprender coisas importantes. Só fazemos alguma coisa quando o risco é muito grande, o desastre iminente. Freqüentemente lembro do exemplo que a população deu quando havia risco de faltar energia. O governo ajudou, divulgando e fazendo campanhas, o povo se conscientizou, conseguimos conter os gastos. Acho que é um pouco por aí. Os governantes têm que fazer sua parte.
Beijo grande, amiga

Maria Helena disse...

Lord,
Feliz retorno.
Fico grata com sua visita.
Quando há uma campanha séria e intensa, o povo vai a luta sim, é solidário, mas para isso é preciso o comprometimento dos governos, e educação que é a base de tudo.
Bjs meu amigo.

Rosamaria disse...

Infelizmente, Maria Helena, continua tudo do mesmo jeito. Mudam as pessoas, mas não o comportamento dos homens. Espero, embora ache impossível, que não precises mais editar este post.
Bjim.

Maria Helena disse...

Rosamaria
Já é uma rotina em São Paulo, os problemas de trânsito e enchentes.
As vezes penso que jamais serão solucionados.
Bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Maria Helena,
Parabéns pelo texto.
Acho que a maior parte dos nossos problemas, decorre do descaso com a educação e da falta de consciência.
E esse problema das enchentes em São Paulo decorre da falta de planejamento e, também, como você falou, da falta de educação (lixo jogado na rua).
Beijos.

Gostei de saber sobre seus neos. Que delícia, não?

Sonho Meu disse...

Oi Helena,
Quando morava em Recife la pelos anos 70, tinhamos esse problema todos os anos. Quando mudei e me mandei de lá...já tava de saco cheio de cidade alagada. Hoje em dia acredito que eles resolveram o problema, pois nunca ouvi noticia nenhuma sobre alagamentos por lá.
Quem sabe, a prefeitura de SP, pode pedir uma ajudinha pros pernambucanos. hehehehehe
Mas brincadeiras a parte, nao tem coisa mais terrivel do que uma cidade alagada. Eu que o diga, pois quase morri de um choque eletrico naquela zorra, tentando andar nas ruas cheias de agua.

bjs pra ti
me

Maria Helena disse...

Elena
Solução deve ter, mas não há interesse.
Noooossa, ainda há sérios riscos de vida como foi o caso que vc citou, um choque elétrico.
Esperamos que um dia essas situações sejam vistas com seriedade.
Bjs

Maria Helena disse...

Heloísa
Acredito que tb deve ter interesses escusos por parte dos governantes, em alimentar essa industria, do caos.
Bjs

J.F. disse...

Oi, Maria Helena.
Esse problema de São Paulo é dificílimo de resolver. Além da questão de educação, existe uma questão estrutural pela qual as autoridades passaram por cima e não se preocuparam a tempo, enquanto a cidade ainda crescia. A impermeabilização do solo (asfalto e concreto das construções, dificulta a absorção da água pelo solo. Como consequência, toda a água das chuvas corre para um sistema de drenagem que, muitas vezes, mesmo quando limpo, não tem capacidade para receber tão grande volume de água.Por sua vez, os rios, que recebem toda a água da drenagem e, também, a que chega diretamente, muitas vezes acabam vendo a capacidade da calha ser excedida, o que os faz transbordar. Também os problemas das construções em áreas de risco, em áreas de mananciais, etc., ajudam a piorar o problema. Mas, sem dúvida, a educação ajudaria a, pelo menos, amenizar. Também fui professor e minha maior preocupação, até maior que ensinar, era a de educar aqueles jovens e, dentro das minhas limitações, prepará-los para a vida. Sempre procurei passar essas noções básicas de civilidade. Não sei se ainda hoje existe esse tipo de preocupação. Mas, o que se pode fazer quando o mal exemplo vem de cima? Uns dois meses atrás, na calçada junto ao portão de entrada do parque que circunda a Biblioteca Monteiro Lobato (bairro de Santa Cecília), foram depositados os restos da poda das plantas do parque. Lá ficaram por muitos dias atrapalhando pedestres e à espera de que a chuva carregasse tudo aquilo para os bueiros. Tudo? Bem, as enormes folhas de palmeiras, evidentemente, não entrariam. Apenas serviriam para tapar o bueiro já na entrada, alagando todo o seu redor. Ora, se os responsáveis por uma biblioteca municipal expressiva não são capazes de perceber o mau exemplo que estão passando, como exigir de pessoas simples (e também pessoas não tão simples assim, mas desrespeitosas), que não tiveram acesso a princípios básicos de educação, não joguem lixo na rua, móveis nos rios, e assim por diante?
É triste ver a cidade em que nasci nesse estado. A tal ponto que, hoje, para mim, significa um sacrifício precisar ir lá.

Maria Helena disse...

JF
É triste, muito triste ver uma cidade da importância de São Paulo, viver problemas de enchentes e trânsito nessas proporções, e todos sabemos que há solução.
São Paulo sempre foi o orgulho dos paulistanos e paulistas vê-la constantemente nesse caos é lamentável.
Obrigado pela visita.
Abração.

http://graceolsson.com/blog disse...

Tudo tem um preco, querida.bjs e dias felizes