domingo, 10 de fevereiro de 2008
Oswaldo Sangiorgi
Eu o detestei por anos... e toda uma geração paulista.
Como saber se foi devido ao seu maravilhoso raciocínio matemático, com seu livro completo, DIDÁTICO , de um valor inestimável, ou pelo ódio que sentia da minha professora Dona Nadir, tão segura e de uma competência admiravel. O fato é que o prof. Oswaldo Sangiorgi nos perseguiu (rsrsr) durante toda a nossa estada no ginásio, e se fez presente, na nossa adolescência.
Meu marido, outra vítima da matemática, e claro do malfadado livro do prof. Oswaldo Sangiorgi e da sua professora de matemática, que certa vez o maltratou, dizia que um era a cara do outro, havia uma simbiose entre as malfadadas criaturas.
Será que estou com saudades???? Então lá vai novamente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
21 comentários:
Eu adoro matemática:cozida,com queijo e batatas..hahahh
Casei com um matemático, cruzes...rs
Vivinha,
hahahahah...eu tb, regada com azeitinho heim???? deve ficar uma "dilíííícia".
Tem um meme pra vc no post abaixo.
Dá para perceber o link na palavra novamente???? Achei que ficou tão apagado???!!???
Bjs
Mamãe
Tem razão, só de ler o nome dele me deu arrepios.
http://somagui.zip.net
Magui
Bem vindo ao clube.
Bjs
Sempre odiei matematica. Nao fui aluna desse tal OS...mas o seu livro me acompanhou e as alfadas orais.
Ainda hj tenho pesadelos.
Helea, vc estudou em que colegio, nsse tempo do OS?
bjos,
me
Sonho meu,
A minha professora era D.Nadir, o livro didático era de Osvaldo Sangiorgi.
Estudei no CEEN "Antonio Marinho de Carvalho Filho" em Presidente Venceslau, nos tempos em que o Colégio Estadual era forte e valorizado.
Nessa época em que conto a história
no link "novamente",eu não achava que ele fôsse vivo, mas o"tarzinho"
era um brilhante catedrático na USP.
Bjs
Descobri seu blog por acidente e tive uma bela surpresa!
Parabéns por ele, tudo de bom!
Renato,
Obrigado...passe sempre.
O risoto deve ter ficado uma delícia?????Parabéns por ele e pelo blog.
Aaaaahhhh! Eu tenho trauma, falo em Sangiorgi aparecem pintas em minha pele! Mas acho que a causa não era o livro dele, mas o professor que o utilizava, e me fez ter certeza de que matemática era algo muito além da minha capacidade. Só com 15 anos é que fui ter um outro professor, José Pascarelli, um apaixonado pela matemática e excelente professor, que me fez ver que aquilo podia ser fascinante. Mas aí já era tarde. Beijo!
Jayme,
No repeteco, novamente, eu deixo
claro a minha paranóia pela matemática, pela D.Nadir e por Osvaldo Sangiorgi...srsrsr...heheh
Bjs
Xiiii! Agora imagina eu, Maria Helena, que o professor de matemática era o meu irmão!!!!! E o Sangiorgi alí no meu pé.
Bjim.
Rosamaria,
Cruzeeeesss!!!!!!!!Isso dá até urticária!!!???rsrsrsrsrsr
Bjs
eu sempre gostei de matemática e estudei com os livros do professor.
Tive a honra de tê-lo como orientador do mestrado na ECA.
Que ser maravilhoso. Muitas aulas inesquecíveis permanecem em minha memória.
Saudades do meu professor.
Gisele
Jamais gostei de matemática, entretanto sempre reconheci o valor do professor, que vc teve o privilégio de conhecer pessoalmente
e ser sua aluna.
Obrigado pela visita
Bjs
Prezada MAIA HELENA,
Sinto NÃO TER APROVEITADO mais os ensinamentos de OSWALDO SANGIORGI. Ele´ensinou matemática pela ótica da teoria de conjuntos que revolucionou a matemática. Muitos gostavam da forma mecânica de fazer cálculos e isso causou uma enorme rejeição ao ilustre professor. Hoje sabemos que a MEDICINA, FÍSICA e muitos avanços dependem da teoria de conjuntos que a mãe das estatísticas. Se por acaso existe um remédio para a gripe suína (tamiflu) ele foi pesquisado dentro dos conceitos ensinados pelo professor. Pena que a qualidade de nossaeducação é tão baixa que nem podemos reconhecer quem nos ajudou. Simplesmente não entendemos.PROF. RAMIRO GONÇALEZ ESCOLA POLITÉCNICA USP
Gisele
No meu post, eu deixo claro o reconhecimento ao trabalho do prof. Sangiorgi e o admiro. reconheço tb da minha professora D.Nadir, temidos mas de um profissionalismo exemplar. Não os menosprezo de forma alguma. Desculpe se não me fiz entender.
Eu gostaria de saber o que não foi entendido pelo professor????
Bjs
Fui aluna de Oswaldo Sangiorgi em 1945-46-47 no ginásio Pauliistano e dele me ficou a imagem do grande inovador. Grandes lembranças.
Encontrei os livros do Sr. Sangiorgi que eram do meu pai. Meu Deus, que coisa árida! Ainda bem que estudei na época de escritores primorosos como o prof. Bigode, Jakubovic, lellis e Imenes. Só pra constar: esse Osvaldo Sangiorgi é uma espécie de patrimonio vivo da USP, o cara é super respeitado por lá, quer dizer, não sei se ele está lá ou já se aposentou.
Gente, eu tenho um livro de matemática que era do meu avô. Algo de 1930 eu acho, pois falta a capa. Sou formada em Letras e faço mestrado em Linguística (kkkkk) porque matemática sempre foi meu calo, mas depois de ler aquele livro fiquei com vontade de estudar por um livro antigo. Esta semana, após pesquisar muito, acabei comprando os 4 livros do Sangiorgi para o ginásio. Estou aguardando a entrega dos volumes com muita ansieade, não vejo a hora de tê-los em minhas mãos.
Anônima formada em Letras:
Totalmente de acordo com seus comentários. No colegial comecei a "apanhar"com a matemática, pq não tina base. Os 4 livros do Oswaldo Sangiorgi p/ o ginasial me deram a base. Aí comecei a ir bem, me interessar.
Deu até para passar em um concurso público (nível superior concorridíssimo).
Aonde vc achou os livros?
anônimo
Osvaldo Sangiorgi foi um grande professor, um inovador, um entusiasta, um homem à frente do seu tempo.
Hoje está com 92 anos.
Postar um comentário