quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Laços eternos - R E P E T E C O























Minha querida tia Cecília, habilidosa como ninguém, era irmã de minha mãe. Casada com tio Nenê, boiadeiro arretado, filho mais velho de meu avô, era irmão de meu pai. Ela duplamente minha tia, ele também.

Desse laçarote familiar, surgiram duas grandes famílias, famílias grandes com o mesmo sangue, suave e apimentado, doce e azedo, temperamentos alegres e debochados, dos Pinto Guedes e dos Botelho de Souza.

Meus primos-irmãos:

Aprendí a andar de bicicleta, aos 8 anos, com o Zeca, sua paciência e dedicação me fazia sentir segura e protegida. Wilson( falecido) grandalhão risonho, sempre juntos e unidos, um era um a sombra do outro. Tuniquinho o mais novo, vivia as voltas com suas pipas, e o telhado da casa era o seu porto seguro.

Conceição (Sãozinha) a mais velha, foi muito mimada pelo nosso avô paterno, a 1 ª neta. Na morte dele, eu ainda criança, me lembro do desespero e sofrimento dela.
A única que não era Maria.

E é delas, as Marias que eu quero falar.

Maria Aparecida (Maparcida), Maria de Lourdes (Dude), Maria Alice e Maria Luiza (falecida recentemente), eternos laços de sangue e amor.
Quando crianças, jovens e adultas, a alegria sempre foi o ponto alto, aliada a superação, a força de vencer, a força de viver. Batalhadoras, determinadas, criaram filhos, fizeram história

Nas férias de dezembro quando eu aportava no Rio, corria logo que podia à casa da Tia Cecília, matar as saudades. Em volta de uma mesa, repleta de Marias, com mil assuntos em pauta, e uma arruaça constante, fazíamos uma lambança com as deliciosas jacas, frutos em abundância no quintal da casa.
Impossível esquecer, aquele pão suiço quentiiiiiinhio trazido pelo tio Nenê, tinha um sabor especial... ah!!! um punhado de amor.

Certa vez fomos à Paqueta, praia linda, paisagens exuberantes, e lá estávamos nós as Marias, jovens,
reproduzindo as caras e bocas das beldades cinematográficas. Elizabeth Taylor (minha preferida) Rita Hayworth (eterna Gilda), Ava Gardner ( sensual ao extremo) e outras Divas da época. Com chapéus de abas largas, lenços ao vento, perninhas esticadas, e uma vontade além da conta para uma pose sensual, em uma pedra qualquer, esperávamos o click da Kodak.
Ao passar pela ilha de nudismo, o barco pendeu para um lado, curiosidade geral para ver os encantos de Luz Del Fuego e as peladas. As lembranças de um passeio tão encantador, chega a doer.

Mamãe e tia Cecília disputávam um troféu imaginário, porque nossas idades ????? Bem !!!!! Um valsear constante, um de lá e um de cá.

Nossos destinos, ora perto, ora longe sempre se cruzaram. Hoje Maria Aparecida mora em Denver, Colorado, Maria Alice mora em Fort Lauderdale, Flórida, Maria de Lourdes, Porto Alegre, Maria Luiza... a alegria... a felicidade personalizada, mora no Céu, alegrando o pessoal lá de cima.

A internet, age em nosso favor, nos aproxima e nos presenteia, com contatos constantes, entre nossas famílias.

 

8 comentários:

Rosamaria disse...

Cada vez gosto mais das tuas histórias, Maria Helena!

Eu fazia coleção de fotos de artistas e por causa delas, do tempo que levava recortando e organizando, perdi um ano no colégio. Isso disse a minha mãe.

Na minha família são as Rosas: Rosa Clotilde, Rosa Ecilda, Rosamara, Rosa Helena e eu, em homenagem à minha avó se chamava Rosa Amélia.

Bjim.

Lord Broken Pottery disse...

Maria Helena,
Delícia de história. Gosto muito quando você bota a memória pra funcionar e traz seus parentes para a linha de frente. Parece que você, em família, consegue ficar mais à vontade. Os relatos fluem com mais alegria, sempre ternos e interessantes.
Grande beijo

Maria Helena disse...

Rosamaria,
Gostei das Rosas, não conheço as demais da família,mas por vc,posso
garantir que formam um jardim.
Eu até comecei a colecionar esse album de artista, mas não terminei,
não sei colecionar nada.
Bjs menina.

Maria Helena disse...

Lord,
é sempre um prazer recebê-lo no Caminho Suave. Uma honra mesmo.
Palavras amáveis e de incentivo.
As minhas primas mandaram e-mail agradecendo.A que mora em Denver,
disse que eu a fiz rir e chorar. Essa é a razão de ficar à vontade,
de fluir com alegria, os relatos.
Beijão, meu amigo.

Só Magui disse...

Relembrar os tempos bons é uma delícia.Qt às fotos é a primeira vez que vejo Liz taylor mostrando os pés.Dizem que eram mt grandes e no filme Assim caminha a humanidade o pé que pisou o petróleo não era dela.São grandes mesmo.

Maria Helena disse...

Magui,
Nossa Magui!!!!!!! são grandes mesmo, nem havia reparado.
Que mulher linda, não??????, para mim, a mais bela do século.
Bjs

Vivien Morgato : disse...

Eu tb tenho saudades de todos.Minhas lembranças com Tia Cecília ( de todas as coisas de bebê que Daniel tinha eu eu dei,só fiquei com os sapatinhos feitos pela vovó e os casaquinhos feitos por ela,lindos) e do tio Neném e minha "descoberta" ( a carequinha dele) e suas histórias.
Saudades dos primos-tios e dos primos-primos.E viva a internet!

Maria Helena disse...

Vivinha,
É verdade, viva a internet. Estamos tão longe delas, e ao mesmo tempo tão pertiiinho!!!!!!
Bjs