quinta-feira, 29 de maio de 2008

Diga não ao tabaco.













O Nando carioca-blogueiro, me convidou para participar desta blogagem coletiva, contra o tabaco. Aceitei claro, como ex-fumante sei bem dos prejuísos que causa.

Colei aqui, as informações necessárias, que ele idealizou, para quem quiser participar dessa campanha.

A PROPOSTA
A idéia é que no dia 31 de maio, sábado, os blogs interessados em participar façam um post falando sobre o tabagismo. Só isso! Alguns podem se questionar: Pra que? Quem é que vai deixar de fumar por causa disso? Bem, eu sei que para um fumante a dificuldade em deixar o vício é enorme e não é lendo nossos posts que ele irá parar. E a intenção não é essa, não é fazer a cabeça de ninguém e sim apenas falarmos sobre os malefícios do tabagismo, já que é para isto que a data foi criada. Até porque a grande maioria dos fumantes sabe que fumar faz mal, dá câncer, deixa impotente, prejudica o bebê e mata, mesmo assim devemos falar sobre o assunto, é uma questão de conscientização. Não posso dizer que depois da blogagem alguém se tornará um ex-fumante, mas sei que a iniciativa é válida e com certeza vale a pena.

ALGUNS DADOS
O Dia 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco - foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. As pesquisas apontam que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda.Também mostram que nas famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400,00 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação. O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas. O Brasil é reconhecido internacionalmente pela luta e controle do tabagismo. As ações desenvolvidas no país por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo apresentam indicadores que demonstram redução na prevalência de fumantes. Em 1989, por exemplo, havia 32% de fumantes na população acima de 15 anos. Em 2003, esse percentual foi reduzido para 19%.

COMO DIVULGAR E PARTICIPAR
Esta é a primeira blogagem coletiva que propomos, portanto não temos muita experiência e até aceitamos sugestões de amigos e interessados em ajudar. Acho que não precisaria dizer isso, mas é sempre bom lembrar que a intenção não é promover nossos blogs e arrecadar links, pois é desta forma que algumas pessoas encaram as blogagens coletivas. A intenção não é essa, mas também não nego que a troca de links é inevitável sim, pois quem adere e participa merece e deve ser divulgado, senão o trabalho não seria possível. O código do selo da campanha ficará disponível na coluna à direita do template para quem quiser adicioná-lo em seus blogs. Tanto faz se a divulgação será feita com o selo ou por post, fica a critério de cada participante. Esta postagem voltará a ser exibida aqui no blog durante os próximos fins de semana até a data da blogagem e a lista de participantes ficará logo abaixo. Peço que os interessados avisem para que sejam incluídos. Desde já agradecemos a atenção de todos.

Para participar: Nando

28 comentários:

Nando Damázio disse...

Oi, Maria, muito obrigado por aderir à Blogagem Coletiva contra o tabaco, incluí seu blog na lista ..
Abraço, estarei sempre por aqui !!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

É muita gente fumando nao é mesmo? Será muito mais os que morrem se ficarmos passivos. Por isso, hoje estamos levantando nossas vozes.

Boa semana

Maria Helena disse...

Nando,
É uma campanha necessária.
Eu tive a sorte de parar, sem grandes esforços.
Um dia acordei e resolvi parar, isso faz 7 anos. Não sinto a menor vontade, graças a Deus.
Meu marido não conseguiu,fuma... e muito
Abraços.

Maria Helena disse...

Georgia.
Obrigado pelo visita.
Espero que nossas vozes, tenham som.
Volte sempre.
Bjs

Adri disse...

Helena O Difícil é acreditar que essa droga é vendida de forma legal.

Sonia H. disse...

Olá Helena,

Eu também estou participando. Detesto cigarros.

Abraços,

Tetê disse...

Fumar está completamente fora de moda, não? Precisamos apagar essa idéia! Muito bom o seu post! Também aderi à campanha! Bjks e bom domingo. Tetê :)

Lulu on the sky disse...

Tb participo dessa blogagem coletiva contra o tabagismo.

Infelizmente as pessoas esquecem que o cigarro tb é considerado como droga pq cria depêndencia fisica e psicológia e o pior mata.

Big Beijos

J.F. disse...

Maria Helena, parabéns pelo post e por ser ex-fumante. Eu parei há mais de vinte anos e sinto que, com isso, ganhei alguns anos de vida a mais. Abração.

Unknown disse...

Olá Maria!
Que felicidade vc ser uma ex-fumante!
Muito obrigada pela sua colaboração com a Blogagem!
beijos

Só Magui disse...

Fumar está por fora como beber e usar qualquer tipo de drogas.Muita gente não fuma cigarro comum mas atola a cara na maconha.Vai enteder esse povo....

Eliana Gerânio Honório. disse...

Muito obrigada!

Parei de fumar.
FOI DIFÍCIL!


Um grande abraço.
Eliana

Rosamaria disse...

Oi, Maria Helena!
Parabéns por teres deixado de fumar! Eu nunca fumei, mas sei que é difícil deixar.
Minha postagem saiu pela metade por causa da confusão. Quase perdi meu blog, foi um sufoco! Estou colocando o que perdi aos poucos.
Bjim.

Maria Helena disse...

Drika,
Entretanto, se fosse proibido, talvez tivessemos um problemão ainda maior.
Bjs

Maria Helena disse...

Sonia h,
Legal.
Bjs

Maria Helena disse...

Tetê,
O post na verdade não é meu, é do Nando. Ele idealizou, eu só colei, para participar e divulgar as informações.
Bjs

Maria Helena disse...

lulu,
É queimar dinheiro e a vida, néééé.
Bjs

Maria Helena disse...

jf,
Na verdade o post não é meu, é do Nando a pessoa que idealizou, eu só colei, para participar e divulgar.
Vinte anos????? Legal!!!!???
Eu, apenas 7 anos, mas já fez uma difereeeeença!!!!! No bolso, no pulmão,na pele, e muitos outros benefícios.
Abração.

Maria Helena disse...

Nana,
Vc e o Nando estão de parabéns pela iniciativa.
Pessoas conscientes e humanitárias.
Bjs

Maria Helena disse...

Magui,
Tudo isso, prejudica a saúde, néééé´?????
Bjs

Maria Helena disse...

Eliana,
Legal que parou,os benefícios são imensos.
Bjs

Maria Helena disse...

Rosamaria,
Céeeeus, quase perdeu o blog???????
Séééérió???? ô lôoooco, não brinca.
Bjs

jayme disse...

No fim do mês, eu completo 9 anos sem fumar.Foi uma das boas decisões que tomei na vida. Só depois de parar (aqueles primeiros 3 meses são terríveis) é que vi o quanto essa dependência é forte e o quanto a abstinência interfere na nossa vida -- para o bem e, no começo, para o mal, com o aumento de peso, a mudança na transpiração, a irritabilidade, a falta de concentração, a sonolência e, a cada quinze minutos, uma compulsão por fumar, que eu combatia com fartos copos d'água. Foi bom ter parado. Beijo!

Luma Rosa disse...

Ontem li as postagens da blogagem e favoritei o seu blogue para retornar. Além da postagem, chamou a atenção as fotos ao lado e as respectivas legendas. Que fofo!! Amei!! Enriqueceu meus olhos e a minha alma!! Beijus

Maria Helena disse...

Jayme,
É uma vitória, parabéns pelos 9anos.
Assim como o meus pai que parou de fumar (quando eu estava sendo operada de uma apendicite, aos 17 anos)para nunca mais fumar, eu tb parei sem grandes traumas, graças a Deus. Acho que estava PRONTA para parar.
Disse...vou parar, e parei, já faz 7 anos.
Bjs meu amigo.

Maria Helena disse...

Luma,
Obrigado pela visita. Fiquei feliz com os elogios.
Volte sempre.
Bjs

Lord Broken Pottery disse...

Maria Helena,
Não sou dos mais engajados mas, como ex-fumante,apoio a causa. Passei pra deixar um beijo.

Maria Helena disse...

Lord,
Obrigado pela visita.
Tb aderí, pelo mesmo motivo, ex-fumante.
Bjs